Visitantes

segunda-feira, 29 de março de 2010

INDIVIDUALISMO E ÉTICA PROFISSIONAL - II

   ...
   Em nome dessas ambições, podem ser praticadas quebras de sigilo, ameaça de revelação de segredos dos negócios, simulação de pagamento de impostos não recolhidos, etc.
   Para dar espaços a ambições de poder, podem ser armadas tramas contra instituições de classe, com denúncias falsas pela imprensa para ganhar eleições, ataques a nomes de líderes impolutos para ganhar prestígio, etc.
   Os traidores e ambiciosos, quando deixados livres completamente livres, podem cometer muitos desatinos,pois muitas são as variáveis que existem no caminho a prejuízo a terceiros.
   A tutela do trabalho, pois, processa-se pelo caminho da exigência de uma ética, imposta através dos conselhos profissionais e de agremiações clássistas. As normas devem ser condizentes com as diversas formas de prestar o serviço de organizar o profissional para esse fim.
    Dentro de uma mesma classe, os indivíduos podem exercer suas atividades como empresários, autônomos a associados. Podem também dedicar-se a partes menos ou mais refinadas do conhecimento.
   A conduta profissional, muitas vezes, pode tornar-se agressiva e incoveniente e esta é uma das fortes razões pelas quais os códigos de ética quase sempre buscam maior abrangência.
   Tão poderosos podem ser os escritórios, hospitais, firmas de engenharia, etc, que a ganância dos mesmos pode chegar ao domínio das entidades de classes e até ao Congresso e ao Executivo das nações.
   A força do favoritismo, acionada nos instrumentos do poder através de agentes intermediários, de corrupção, de artimanhas políticas, pode assumir proporções asfixiantes para os profissionais menores, que são a maioria.
   Tais grupos podem, como vimos, inclusive, ser profissionais, pois, nestes encontramos também o poder econômico acumulado, tão como conluios com outras poderosas organizações empressariais.
   Portanto quando nos referimos à classe, ao social, não nos reportamos apenas a situações isoladas, a modelos particulares, mas a situações gerais.
   O egoísmo desenfreados de poucos pode atingir um número expressivo de pessoas e até, através delas, influenciar o destino de nações, partindo da ausência de conduta virtuosa de minorias poderosas, preocupadas apenas com seus lucro.
   Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo,mas, para os interesses de uma classe, de toda uma sociedade, é precisso que se acomode às normas, porque estas devem estar apoiadas em princípios de virtude.
   Como as atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, a Ética tem sido o caminho justo, adequado, para o benefício geral.

PERGUNTAS X RESPOSTAS

Canoas, RS, Brazil
" Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar." [ Ayrton Senna ]

Nossas bases Políticas

Creio que temos nos Diretórios municipais, a verdadeira origem da democracia, a instrução do cidadão, a participação e o comprometimento de mudar a situação da política atual e também de refazer a história do nosso País.