Visitantes

domingo, 28 de março de 2010

INDIVIDUALISMO E ÉTICA PROFISSIONAL - I

   Parece ser uma tendência do ser humano, como tem sido objeto de referências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses próprios e, quando esses interesses são de natureza pouco recomendável, ocorrem seríssimos problemas.
   O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado é só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos serviços realizados com amor, visando ao benefícios de terceiros, dentro de vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo.
   Aquele que só se preocupa com os lucros, geralmente tende a ter menor consciência de grupo. Fascinado pela preocupação monetária, a ele pouco importa o que ocorre com sua comunidade e muito menos com a sociedade.
   Para ilustrar essa questão, citaremos um caso, muito conhecido, porém de autor anônimo.
   Dizem que um sábio procurava encontrar um ser integral, em relação ao seu trabalho. Entrou então em uma obra e começou a indagar. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salário; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo; finalmente sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: "Estou construindo uma catedral para a minha cidade".
   A este último, o sábio teria atribuído a qualidade de ser integral em face de seu trabalho, como instrumento do bem comum.
   Como o número dos que trabalham, todavia, visando primordialmente ao rendimento , é grande, as classes procuram defender-se contra a dilapidação de seus conceitos, tutelando o trabalho e zelando para que uma luta encarniçada não ocorra na disputa dos serviços. Isto porque ficam vulneráveis ao individualismo.
   A consciência de grupo tem surgido, então, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altruísmo.
   Isto porque, garantida a liberdade de trabalho, se não se regular e tutelar a conduta, o individualismo pode transsformar a vida profissional em reciprocidade de agressão.
   Tal luta quase sempre se processa através de aviltamento de preços, propaganda enganosa, calúnias, difamação, tramas, tudo na ânsia de ganhar mercado e subtrair clientela e oportunidade do colega, reduzindo a concorrência. Igualmente, para maiores lucros, pode estar o indivíduo tentado a práticas viciosas, mas rentáveis.

PERGUNTAS X RESPOSTAS

Canoas, RS, Brazil
" Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar." [ Ayrton Senna ]

Nossas bases Políticas

Creio que temos nos Diretórios municipais, a verdadeira origem da democracia, a instrução do cidadão, a participação e o comprometimento de mudar a situação da política atual e também de refazer a história do nosso País.